O que é necessário saber antes de criar um app na Fabapp (2023)

Antes de iniciar a construção do app é importante que leve em conta alguns fatores descritos abaixo.

Quantidade de apps por usuário

Para usar a plataforma da Fabapp você precisa ter feito seu cadastro em nosso site fabapp.com. Com isso, você pode criar quantos apps quiser na sua conta. Para cada app você pode assinar um plano ou deixá-lo na modalidade grátis, de acordo com a diferença entre os planos orientados no site citado acima. Atenção: os planos são por app e não por conta.

Gestão de conteúdo do app

Na Fabapp o apper tem total controle do conteúdo do aplicativo, podendo realizar as alterações necessárias de maneira descomplicada, sempre e quantas vezes quiser.

Portanto, alterações de conteúdo (textos, imagens, ícones das abas e estrutura do app) não serão realizadas pela Fabapp, isso pois a plataforma disponibiliza essa possibilidade ao cliente, a quem chamamos de apper.

O apper escolhe como, quanto e qual conteúdo o app vai mostrar!

O conteúdo do app não é alterado por qualquer usuário do aplicativo mas somente pelo dono da conta que construiu o app ou aos usuários que estão alocados no seu time, de acordo com o tipo de permissão dado à eles.

É possível enviar notificações Push através do seu app

Notificações Push são mensagens enviadas através do app para todos que o possuem baixado no celular através das lojas Google Play ou App store. Quem programa e decide o que será enviado na mensagem é o administrador do app através do Painel de Gerenciamento disponível na Plataforma Fabapp.

A opção de notificação push para apps construídos na Fabapp só funciona em apps publicados nas lojas oficiais Google Play Store (Android) e App Store (iOS).

Vantagens de assinar um plano Essencial ou Pro

Compare os planos clicando aqui.


Central de Ajuda

Através da Central de Ajuda Fabapp é possível acessar artigos com passos a passos a respeito de toda a plataforma. Nela ensinamos o passo a passo de cada uma das etapas de criação do seu app bem como suas funcionalidades e dicas.


Comunidade Fabapp

Todos usuários da Fabapp, inclusive os que não possuem plano assinado para o app, podem usar a Comunidade Fabapp. Ela serve para tirar dúvidas, obter dicas e demais informações sobre a plataforma e apps criados nela. Para usar, cadastre-se e já saia usando: https://comunidade.fabapp.com

Tipos de publicação disponível para o app

A publicação do app permite que o mesmo esteja visível para todos que desejarem baixá-lo. São 3 formas de publicação: Web App, Publicação Android e Publicação iOS. Veja abaixo a respeito de cada uma.

  • Webapp

Esse tipo de publicação também é chamado de PWA.

No momento em que for criado o app na Plataforma da Fabapp, já será possível publicá-lo na web. Ou seja, a partir desse momento, será gerado um link através do qual os usuários poderão acessar o app através de um navegador.

Se o app for publicado apenas na web, o mesmo não estará disponível na Google Play e nem na App store ao menos que seja publicado nessas lojas.

A publicação com acesso web é possível a partir de nosso Plano Grátis.

Restrições do webapp:

1. Em Web apps os usuários não recebem notificações push's;
2. Não é publicado nas lojas. O app não será encontrado através das lojas de apps pois não estará publicado em nenhuma delas;
3. O usuário precisará salvar o Web App na tela do celular para obter fácil acesso ou acessá-lo via computador;
4. O Web App não utiliza as funcionalidades do dispositivo (por exemplo, o celular), como câmera e GPS;
5. Funciona apenas conectado à internet.

(Video) #FabApp || Introdução a Fábrica de Aplicativos || Vale a Pena Investimento???
  • Publicação Android:

Com a publicação Android o app será inserido na Play Store (que é a loja do Google) e, a partir disso, estará disponível para ser baixado pelos usuários de aparelhos com o sistema Android 4.4 ou versões superiores.

Usuários do Plano Essencial e Pro podem publicar o app na Google Play.

É importante frisar que, para conseguir publicar o app na Google Play Store, será preciso ter uma conta desenvolvedor Google Play Console ativa. A criação da mesma custa 25 dólares pagos uma única vez diretamente para a Google através de cartão de crédito internacional, obrigatoriamente. Os cartões aceitos são MasterCard, Visa, American Express, Discover (somente nos EUA), Visa Electron (somente fora dos EUA).

Indicamos iniciar a publicação do app pela Google Play. Além de ser mais fácil e menos burocrática, o Android é o sistema operacional mobile mais utilizado do mundo.

Vantagens da publicação Android:

1. Agilidade: Após enviar o app à loja, o mesmo passará por uma avaliação feita pelo Google. Essa avaliação costuma levar até uma semana e é mais rápida se comparada com a publicação Apple.
2. O custo é mais baixo para criação da conta developer, comparado com a Apple;
3. Não há custo para atualização do seu app na loja Google Play;
4. O app estará disponível para 84% da base de usuários de smartphones;
5. Menos burocrático: não é necessário comprovações de legitimidade e propriedade de marca para aprovação do app na Google Play, por exemplo;


Publicação iOS:

A publicação iOS do app deve ser realizada para que usuários de iPhone possam baixar o aplicativo diretamente da App Store.

Não é obrigatório a publicação do app na App Store.

Apenas usuários do Plano Pro poderão publicar o app na App Store.

Para publicar o app na App store será necessário assinar um plano da Fabapp para o app e o dono do mesmo deverá possuir uma Conta Desenvolvedor Apple ativada.

A criação dessa conta custa 99 dólares anuais para a manter ativa. Será preciso ter um cartão de crédito internacional no nome do dono do app para assinar o programa desenvolvedor Apple.

Não é recomendado criar uma Conta Desenvolvedor Apple própria para publicar os apps de terceiros, sob pena de rejeição do app pelo revisor da Apple.

(Video) Como fazer um app em poucos passos - TUTORIAL Completo - Plataforma da Fabapp

Uma vez publicado, o app não aceitará algumas mudanças.

Na Fabapp é possível fazer a edição do app através de um painel de edição intuitivo. Esse painel foi pensado para facilitar todo o processo de criação e atualização do seu aplicativo.

No painel, você poderá escolher um template para o app. Ele será a interface visual das funcionalidades do aplicativo de acordo com o segmento do seu negócio. A partir do template será possível inserir todas as abas do seu app.

Assim que o template já estiver escolhido, a próxima etapa será a montagem do app. Nesse momento será possível preenchê-lo com o conteúdo e funcionalidades.

Uma vez feito isso, você ainda poderá incluir, excluir e alterar os conteúdos dentro do seu app mas não será possível alterar o template do aplicativo.

Todas as funcionalidades continuarão editáveis e os usuários poderão ver essas atualizações automaticamente.

Se um app foi publicado e houve mudança de ideia quanto à funcionalidade do mesmo, será possível criar outro app. Na verdade, é possível criar quantos apps quiser sem custo adicional por app.

Em quais casos será necessário atualizar o app na Google Play Store e App Store?

O criador do app só precisará atualiza-lo nas lojas da Google e da Apple, caso efetue as seguintes mudanças: nome do app, ícone do app, imagem de abertura do app ou ícone da notificação push para Android.

Em todos os outros casos de alteração no app elas serão mostradas automaticamente para o usuário. Basta efetuá-las, salvar e clicar no botão de "Publicar" localizado no canto superior direito da plataforma Fabapp.


Existe custo para publicar um app na loja do Google ou na App Store?

Sim. Entenda mais:

  • Criação de conta desenvolvedor Google: U$ 25 dólares sem necessidade de renovação;

  • Criação de conta desenvolvedor Apple: U$ 99 dólares com necessidade de renovação anual;

Saiba como assinar clicando aqui.

Firebase: utilidade e custo

O Firebase é um Baas (Backend as a Service) para aplicações Web e Mobile do Google. Ou seja, é um serviço da Google obrigatório para, resumidamente, ser possível gerar a primeira versão do app. Sem essa configuração feita, seu app não funcionará bem. É necessário sincronizar o app ao Firebase somente uma vez.

Os apps da Fabapp não devem ser cobrados pelo Firebase, pois todos os recursos utilizados na nossa plataforma são gratuitos no Firebase.

(Video) REVELADO - O Que é Fabapp? Crie Apps Sem Código Usando Fabapp Fábrica de Aplicativos Nocode #fabapp

O app pode ser reprovado pelas lojas de aplicativos

Ao pagar a taxa de publicação descrita acima, há 03 chances para que o app seja aprovado. Se em nenhuma delas o app for aprovado pela Apple, será necessário repetir o pagamento para a repetição do processo - recebendo então mais 3 chances - até que o app esteja enquadrado dentro do Guia da Apple.

Como funciona o Suporte e atendimento?

Assinantes da Fabapp poderão enviar suas dúvidas através da Central de Suporte. Todas as mensagens serão recebidas por nossa equipe e respondidas o mais rápido possível dentro de algumas horas no horário de atendimento, por ordem de chegada.

Nossa equipe de atendimento estará disponível de segunda à sexta-feira, das 09h às 18h. É possível utilizar a central de suporte e atendimento fora do horário comercial, mas o atendimento será feito dentro do horário citado acima.

O suporte para usuários do Plano Grátis e Essencial ocorrerá através desta Central de Ajuda e Comunidade.

Clique aqui para conhecer todos os canais de suporte.

Agora crie o app dos seus sonhos!

Agora que já sabe tudo o que precisa para criar um app com a Fabapp, crie o seu clicando aqui!

__________________________________________________________________

Nosso objetivo é o seu sucesso. Por isso, em qualquer dificuldade ou necessidade, não hesite em nos contatar pelo messenger.

FAQs

O que preciso saber antes de criar um aplicativo? ›

Tudo que você precisa saber para criar aplicativo sem saber...
  • Defina bem sua ideia. ...
  • Crie o layout para seu aplicativo. ...
  • Funcionalidades do seu app. ...
  • Decida se o aplicativo será multiplataforma ou próprio. ...
  • Desenvolvimento do seu aplicativo. ...
  • Estratégias de divulgação.

Como funciona o Fabapp? ›

Trata-se de uma plataforma na web que permite o desenvolvimento de apps por qualquer pessoa, mesmo que não tenha conhecimento de programação. A interface segue o modelo “arraste e solte” para a montagem do app e oferece diversas funcionalidades. A Fabapp cria aplicativos híbridos para Android e iOS, assim como PWA.

Qual o primeiro passo para criar um aplicativo? ›

O primeiro passo para a construção de apps é entender o que sua ideia pretende oferecer: Defina os seus objetivos, estudo o mercado e defina o seu conceito. Aqui estão algumas das principais questões que você deve se perguntar.

Quanto tempo demora para aprender a criar um app? ›

O planejamento do seu app

Agora, o prazo de execução da etapa varia de acordo com o tipo de planejamento desenvolvido. E também o tempo que o desenvolvedor disponibiliza para o projeto. Mas, geralmente, o tempo que leva para desenvolver um app, é entre 60 à 90 dias.

É muito difícil criar um aplicativo? ›

É preciso conseguir trabalhar com as principais linguagens de programação mobile do mercado, como o Java para Android, o Swift para iOS e a plataforma HTML5, que vem sendo muito utilizada para a criação de aplicativos nos últimos tempos.

Como criar um aplicativo para E-commerce? ›

Considere o que acha que seus clientes precisam e o que gostariam de ter no app, já sabendo qual o perfil de seu cliente.
...
Comece se perguntando sobre o objetivo da criação do aplicativo:
  1. Adquirir novos clientes;
  2. Melhorar o atendimento;
  3. Fidelizar clientes;
  4. Aumentar as vendas.
25 Nov 2021

Como usar o InSpy? ›

O InSpy é o app que permite espiar seus contatos! Para usar o InSpy, você precisa se logar no Instagram e então selecionar, primeiramente, cinco amigos para “espiar”. Sem pagar nada, você pode visualizar até cinco interações por dia de cada pessoa que segue.

Como funciona para Sweatcoin? ›

Como o nome sugere, o Sweatcoin é um aplicativo que recompensa os usuários por suar, literalmente. A conversão é feita trocando o número de passos por produtos e serviços. Ele funciona em conjunto com aplicativos como o Google Fit e o Saúde (da Apple) para ter acesso aos dados de contagem dos passos.

Quanto custa para criar um aplicativo do zero? ›

Qual é o custo médio de desenvolvimento de um aplicativo? O custo exato do desenvolvimento de um App varia de projeto para projeto. No entanto, pode esperar que o processo custe de R$ 150 mil a R$ 500 mil, sendo que quando o projeto é mais complexo, o cliente pode chegar a pagar mais de R$ 1.5M.

O que é preciso ter em um aplicativo? ›

A estrutura mínima do app envolve a criação de tabelas e de diagramas de: entidades e relacionamentos; fluxo de dados; armazenamento de arquivos binários; imagens; vídeos; entre outros. Além disso, é preciso decidir se a estrutura estará apenas no smartphone ou na nuvem.

Quanto trabalho é necessário para criar um aplicativo? ›

Grosso modo, um aplicativo de pequeno porte exige de 150 a 500 horas de trabalho e pode levar de 2 a 4 meses de desenvolvimento. Grandes aplicativos podem levar de 6 meses a 1 ano.

Quanto ganha para criar um aplicativo? ›

Ganhar criando Apps pagos ou com compras internas

A porcentagem do valor total que a loja toma para si varia, mas em média é algo em torno de 30%. Então se seu aplicativo custa R$ 5 e você está conseguindo obter mil downloads por dia, terá algo em torno de R$ 3.500 diários, ou R$ 105.000.

Quem monta aplicativo? ›

Desenvolvedor/Programador

Entre os profissionais para criar um aplicativo mobile, esse é o responsável por transformar as especificações apontadas pelo arquiteto de software em código.

Quanto tempo dura um aplicativo? ›

Disco de vinil
Disco de vinil, vinil ou "Long Play"
Tipo de mídia Analógico
CapacidadeAté 30 minutos por lado
Mecanismo de leituraAgulha
Mecanismo de escritaEstilete
7 more rows

Quais são os riscos de criar um aplicativo? ›

Quando se está desenvolvendo um aplicativo, é preciso ter cuidado e levar em conta, não só usuários que irão frequentar, mas também, as vulnerabilidades que existirão, um possível usuário maldoso. Um exemplo é que nenhuma empresa gostaria que os dados dos seus clientes fossem divulgados publicamente.

É possível desenvolver um app sozinho? ›

É sim possível desenvolver de maneira autônoma, mas você precisará avaliar se esse é o seu caso, ou se você não possui as estratégias essenciais para isso. Só assim você assegura um projeto feito com dedicação e qualidade de produção.

Como inventar um aplicativo para ganhar dinheiro? ›

A primeira plataforma que te permitirá aprender como criar um aplicativo para ganhar dinheiro é o GoodBarber. Essa plataforma para desenvolver apps te permite criar aplicações que dependam ou não de conexão constante à internet.

Quanto custa um app E-commerce? ›

Um aplicativo de celular de pequeno porte consome de 150 a 500 horas para ser desenvolvido. Tem o custo aproximado entre R$ 25 mil e R$ 80 mil. Aplicativos mais complexos podem custar entre R$ 150 mil e R$ 300 mil. Um projeto pequeno demora de 2 a 4 meses e grandes projetos de 6 meses a 1 ano.

Qual a melhor plataforma de E-commerce grátis? ›

Confira os pontos positivos e negativos de 6 plataformas de vendas online grátis que você pode usar para criar sua loja virtual em 2022:
  1. Weebly. ...
  2. Webstarts. ...
  3. Dooca. ...
  4. Minestore. ...
  5. Mozello. ...
  6. Loja Integrada.
21 Jul 2022

Qual melhor app para E-commerce? ›

API de logística

As duas primeiras APIs são bem típicas para o empreendedor. A de logística já é tanto para a empresa quanto para o consumidor. Essa API para e-commerce faz o rastreamento de um pedido. Isso ajuda não só o seu cliente a acompanhar a entrega do produto, quanto auxilia no controle de estoque.

Como monitorar seguidores? ›

Se você quer monitorar essas movimentações no seu perfil, confira alguns aplicativos que podem te ajudar nesse processo!
  1. Analyzer Plus. Compatibilidade: Android, iOS. ...
  2. Followers & Unfollowers. Compatibilidade: Android. ...
  3. Reports: Followers Tracker. Compatibilidade: iOS. ...
  4. Followers+ Análise de seguidores para Instagram.
24 Aug 2021

Como saber a última pessoa que te Stalkeia? ›

Mais uma alternativa para saber quem visitou um perfil do Instagram é o Visitors Pro, aplicativo disponível apenas para usuários do iPhone ou iPad, no sistema iOS. Assim como os outros apps citados acima, para usá-lo, é necessário informar login e senha e entrar na conta da rede social.

Como ver as pessoas que te Stalkeiam? ›

Como descobrir stalkers no Instagram?
  1. Acesse o Play Store ou Apple Store para baixar o aplicativo Ins Master. ...
  2. Faça login no aplicativo com os dados da sua conta do Instagram. ...
  3. Nessa tela você já vai poder saber quem andou te stalkeando no Instagram.
6 Oct 2022

Quanto vale 1 Sweat em real? ›

O valor do Sweat Economy hoje está em $ 0,01, convertendo este valor para reais, um Sweat Economy vale R$ 0,07.

Quanto vale 1 Sweatcoin para real? ›

Market Cap Ouro
% Market Cap OuroPreço SWEAT calculadoTotal calculado
1%R$83,771.00x = R$83,77
10%R$837,661.00x = R$837,66
30%R$2.512,991.00x = R$2.512,99
50%R$4.188,321.00x = R$4.188,32
2 more rows
14 Sept 2022

Como transferir dinheiro do Sweatcoin para Pix? ›

Como sacar o dinheiro do Sweatcoin em Pix? Transfira o dinheiro do Sweatcoin para o PayPal, em seguida, no app do PayPal, vá em Fazer Pix e faça a transferência.

Quanto custa para colocar um app na Play Store 2022? ›

A ação de publicar um app na App Store ou na Google Play não custa nada, porém é necessário ter uma conta paga, ou seja, uma assinatura anual. Os valores em 2022 são de: Apple App Store (iOS): 99 dólares anuais, R$ 507,14 na cotação de hoje. Google Play Store: 25 dólares uma única vez, R$ 108,27 na cotação de hoje.

Quanto custa para colocar um aplicativo no Play Store? ›

Antes de mais nada, é importante deixar claro que não existe custo nenhum para publicar um app na Play Store. Você precisa apenas de uma conta paga no Google, ou seja, uma assinatura anual, que custa US$ 25.

Quanto custa a hospedagem de um aplicativo? ›

O desenvolvimento de um app envolve ainda custos com manutenção e hospedagem. O custo para contratar um serviço de hospedagem varia de acordo com a potência do servidor, mas, em geral, custa em torno de R$ 15 mil.

Qual é o aplicativo mais usado no mundo? ›

O top 10 da Sensor Tower dos aplicativos mais baixados no mundo em dezembro ficou assim:
  • 1- TikTok.
  • 2- Facebook.
  • 3- Whatsapp.
  • 4- Instagram.
  • 5- Zoom.
  • 6- Snapchat.
  • 7- Messenger.
  • 8- SnackVideo.
26 Apr 2022

O que analisar em um app? ›

É preciso entender quais serão as funcionalidades e quais atividades o usuário poderá desenvolver com esse software. Permissões do app: é essencial, também, entender quais serão os recursos necessários para desenvolver o aplicativo. Exemplos: será preciso acesso à câmera? Aos contatos?

Quais profissionais precisam para fazer um aplicativo? ›

Você precisa de uma equipe com os seguintes profissionais: o designer, o web designer, o analista de sistemas, o arquiteto de Software. Continuando, também precisa de um desenvolvedor, do programador, do analista de banco de dados, do analista de testes e do gerente de projetos ou coordenador.

Quanto custa criar um app para Android? ›

A pergunta que mais recebemos, dentro do Comercial, é: quanto custa criar um app? Pode soar meio frustrante, mas a melhor resposta que temos a essa pergunta é algo como: - Depende! Um app pode custar de R$ 50.000 a R$ 500.000.

Que curso fazer para criar aplicativo? ›

Criar app para Android: 8 melhores cursos para aprender
  • Android Accelerate.
  • DevMedia.
  • Android Basics.
  • Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android.
  • Android Studio Básico.
  • Curso de Desenvolvimento Android Oreo – Crie 18 apps.
  • Programação em Android – Cursos Abeline.
  • Playbook for Developers.

Quanto ganha uma pessoa que cria um aplicativo? ›

Os desenvolvedores freelance Android podem esperar um salário de US$ 119k/ano. Os salários dos desenvolvedores Android podem ser um pouco mais altos, mas não há uma grande disparidade. O codementor informa que os desenvolvedores de aplicativos móveis freelance como um todo ganham US$ 61-80/hora.

Quanto devo cobrar para fazer um aplicativo? ›

Aplicativos desenvolvidos por grandes empresas mobile podem custar entre US$ 500.000,00 à US$ 1.000.000,00. Aplicativos desenvolvidos por empresas um pouco menores podem custar entre US$ 150.000,00 à US$ 450.000,00. Aplicativos desenvolvidos por empresas pequenas e equipes bem enxutas custam de R$ 100.000,00 para baixo ...

Quanto ganha um criador de aplicativo no Brasil? ›

A média salarial para Desenvolvedor Android no Brasil é de R$ 4.670,00.

Como monetizar o aplicativo? ›

Como monetizar o app?
  1. Entenda os padrões de uso e as necessidades do seu cliente.
  2. Inclua anúncios no aplicativo.
  3. Estabeleça parcerias.
  4. Ofereça compras in-app.
  5. Cogite um modelo por assinatura.
  6. Tenha uma plataforma para medir o sucesso da monetização.
27 Mar 2019

Quanto custa para manter um aplicativo no ar? ›

Manutenção e atualizações

Segundo a ThinkMobiles, o custo de manutenção de um aplicativo é cerca de 20% do custo de desenvolvimento por ano. Então, se seu app custou R$ 100.000, prepare-se para desembolsar pelo menos R$ 20.000 por ano, só com manutenção.

Quanto o Google paga por download de app? ›

Poucos dólares por download
GoogleApple
Quantidade de apps por desenvolvedor55
Quantidade de downloads por app60 mil40 mil
Receita por downloadUS$ 0,01875US$ 0,10
15 Aug 2013

Videos

1. Fabapp Commerce - Demonstração completa
(Fabapp - Fábrica de Aplicativos)
2. Como criar um aplicativo incrível em 2022!
(Fabapp - Fábrica de Aplicativos)
3. TUTORIAL - Funcionalidades
(Fabapp - Fábrica de Aplicativos)
4. Funções tops da Fabapp - e que você possivelmente não conhecia!
(Fabapp - Fábrica de Aplicativos)
5. Como fazer o cadastro na Fabapp.
(Paraná em Foto)
6. Criar aplicativos ficou mais fácil | Shark Tank Brasil
(Shark Tank Brasil)
Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Duane Harber

Last Updated: 01/23/2023

Views: 5708

Rating: 4 / 5 (71 voted)

Reviews: 86% of readers found this page helpful

Author information

Name: Duane Harber

Birthday: 1999-10-17

Address: Apt. 404 9899 Magnolia Roads, Port Royceville, ID 78186

Phone: +186911129794335

Job: Human Hospitality Planner

Hobby: Listening to music, Orienteering, Knapping, Dance, Mountain biking, Fishing, Pottery

Introduction: My name is Duane Harber, I am a modern, clever, handsome, fair, agreeable, inexpensive, beautiful person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.